Ao chamar Deus de Pai, Cristo estava ensinando a orar falando com um Deus tão próximo como nunca antes seus discípulos haviam visto. Também mostra que podemos pedir tudo como um filho pede ao pai (Mateus 7.9-11). O termo usado por Cristo em aramaico era uma das primeiras palavras aprendidas pelas crianças “Aba, Pai” (Romanos 8.15).
Precisamos chamar a Cristo para dentro de nossas casas. O Senhor quer ser um membro de nossas famílias. Quando Deus é o Pai superior a todos na casa, a paz é mantida entre os membros da família. Sendo assim, para uma família receber a Deus para se cumprir o que esta escrito em Mateus 18.20 e sua suplicas sejam ouvidas ela precisa estar em paz, harmonia e concordância, nisto esta o poder de uma família intercessora.
Consagração
Muitos programas de TV, a pornografia, a imoralidade, os vícios e o desrespeito têm destruído famílias. Por isso, precisamos a cada dia buscar a consagração de nosso lar. Como Jó que orava consagrando a vida de seus filhos a Cristo (Jó 1.5), assim devemos buscar a santificação dos membros de nossa família. A consagração baseia-se na presença de Cristo purificando as nossas vidas. Isso acontece quando deixamos de parecer com o mundo para buscar a semelhança com Cristo e os ensinos da Palavra (Romanos 12.2). Consagre sua família a Cristo!
Quando o Império Romano conquistava um território, os soldados anunciavam que tal local se tornou parte do reino. Entre as pessoas se dizia que chegou ali o domínio de Cézar. Ao ensinar pedir que venha o reino de Cristo, Cristo foi entendido pelo povo que sabia o que era a chegada de um novo dominador.
O Reino de Cristo significa o domínio do Senhor em nossas casas. Quando Cristo é Pai da nossa família e nos consagramos a Ele, então o Senhor reina em nossa casa. Então passamos a obedecer à vontade de Cristo e não a nossa. Se cada membro da família fizer o que quiser, logo começam a disputar entre si. Mas se todos fizerem a vontade do Pai, a casa se torna um ‘pedaço do céu’.
Quando fazemos a vontade de Cristo, nossa casa se torna “assim como no céu”. Infelizmente muitas famílias vivem como no inferno, porque desobedecem a Cristo e cada um vive por seu querer egoísta. Sabemos que a vontade de Cristo é que a família viva em paz.
O Perdão
Mateus 6:12 “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos FAMILIARES”. Para conviver com pessoas é preciso aprender a relevar muitas coisas. Quanto mais conhecemos uma pessoa, mais sabemos de seus erros e defeitos. E quanto mais amamos alguém, mais nos entristecemos por algo que nos desagrade. Então para viver em família, devemos fazer o exercício constante do perdão (Mateus 18.21,22).
Somos devedores do amor uns aos outros (Romanos 13.8) e devemos isto a Cristo que nos amou incondicionalmente. Dentro de casa, onde cada um mostra quem realmente é, neste lugar é onde precisamos aprender a perdoar a cada dia. As lembranças do passado devem ser deixadas abrindo espaço para novas possibilidades (Mateus 6.14,15).
Perdoe seus familiares!
“Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15).